sábado, 27 de dezembro de 2008

PS anti-democrático e autoritário


Apesar de pretender transmitir para o público uma imagem coesa, o Partido Socialista é composto por múltiplas sensibilidades políticas, a mais evidente das quais é a posição de Manuel Alegre, em diversas ocasiões e de forma muito notória. No entanto, a diversidade de opiniões não se esgota nesta figura histórica. Tornou-se recentemente público que vários dirigentes da esquerda do PS, entre os quais Vera Jardim, Paulo Pedro, Ana Gomes e Maria de Belém Roseira, gostariam de ver assumida por José Sócrates, no próximo congresso do partido, a garantia de que, se for governo após as legislativas de 2009, o PS adoptará medidas fiscais que favoreçam as pessoas mais afectadas pela crise.

De acordo com informações recolhidas pelo jornal Público, este grupo de dirigentes do PS, que foram todos apoiantes de Manuel Alegre em 2004 e que estão unidos por laços comuns de pensamento quanto ao papel do PS, que fortaleceram entre si durante a direcção de Ferro Rodrigues, querem que o PS dê um sinal claro de que é um partido de esquerda, que governa à esquerda e que é também um partido moderno. Mas como é isto possível?

O cunho autoritário que o partido do governo tem assumido sob a liderança de José Sócrates dificulta que se tornem públicas posições contrárias à actual governação, mesmo no interior do próprio PS. Neste caso, o excesso de auto-censura imposta pelos actuais dirigentes do partido do poder transforma-se no veneno que vai corroendo a própria maioria absoluta de que são confortavelmente detentores. Sem que existam sinais de abertura a novas correntes de pensamento, novas alternativas, o PS fechar-se-á cada vez mais sobre si próprio, pagando também essa factura perante o eleitorado. Reforçando a sua atitude autoritária e anti-democrática no nosso regime político.

6 comentários:

Mariazinha disse...

Caro amigo
Cá para mim ele anda a tratar da vidinha dele e da corja que o rodeia.Ele governa favores que vai repartindo conforme as ocasiões.
O PS aburguesou-se quais patos-bravos os seus dirigentes já não se lembram quem eram há 30 anos a trás.
Está mais que visto que não poderão
ser uma alternativa para Portugal.

Beijokas

Pata Negra disse...

Jorge, o P2 do Público de hoje, transcreve parte deste post teu. É só para que registes. Não te pedirão autorização, pois não?!
Boa alternativa para 2009

Mentiroso disse...

Uma visão do que se deveria passar. Porém, a realidade do momento não o permitirá. Com efeito, se o PS está degenerado, essa mesma degeneração para para o globalismo feroz e adopção de princípios muito mais à direita vão açambarcar os eleitores mais à direita e conservarão, simultaneamente, os cegos incondicionais da esquerda que qualquer coisa que o partido faça estão sempre com ele. Daí que o partido não irá pagar a sua factura perante o eleitorado. Pelo menos por enquanto.

Anónimo disse...

I like your blog

Anónimo disse...

Can not think of a different culture, for some things, will also share the same view!

Anónimo disse...

If you could give more detailed information on some, I think it is even more perfect, and I need to obtain more information!
Personalized Signature:金陵热线棋牌游戏中心,名城苏州游戏中心,云南信息港游戏,彭城视窗棋牌游戏中心,江苏互联星空棋牌游戏中心,广西休闲游戏中心,安徽棋牌游戏中心