sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Capacidade e a Competência da Polícia Portuguesa

A GNR matou ou é directamente responsável pela morte dum doente de psiquiatria.

Contaram-nos hoje em noticiários e será certamente publicado amanhã em jornais, este caso macabro da incompetência policial, apenas mais um no nosso país que assim tem sido desgraçado. Por quem? Pelo que se soube, queria-se capturar um homem mentalmente doente, que alguns diriam de fragilizado. Montaram um cerco e encurralaram-no a fim de lhe deitarem a mão. Mais edificante, entre as centenas que participaram na caçada não se encontrava um único com suficiente capacidade mental (os caçadores eram como o caçado?) que tivesse a fantástica ideia luminosa de conversar com o foragido. Guarda Nacional Republicana apta e competente ou bando de abrutalhados? Porque são assim? Quem os fez assim? Porque antes, mesmo em tempos de usos tão frequentemente criticados mas até bem comparáveis aos actuais, tempos ditos menos evoluídos, os métodos eram, em geral, melhores. As excepções, que hoje são regras, apenas se verificavam em casos políticos. Mudaram-se as moscas.

Até aqui nada de anormal. Os acontecimentos que se seguiram, porém, originados por tão incapaz procedimento, deram em redundante desastre, em assassínio involuntário onde os autores estiveram fisicamente longe do local do crime. Os assassinos não são certamente os actores-fantoches do acto, mas aqueles que, maneando os cordelinhos, os têm conduzido à sua lastimável incapacidade tão bem patenteada nas relações humanas entre eles e os outros cidadãos.

Para se defenderem muitas histórias nos continuam a contar, tais canções de embalar para nos adormecer e não nos darmos conta da mais que autêntica brutalidade grosseira e estúpida da genuína máfia legalizada dos clãs políticos oligárquicos, pedantes, arrogantes e burlões que nos governam por nós, tão ignorantes por má influência doutras oligarquias, as dos jornaleiros, nos mantermos desinformados e tudo lhes permitirmos, pobres pacóvios. Além disso, o povo português parece estar desinteressado, apático ao que se passa e afecta a sua vida em profundidade; como que anestesiados. Faz lembrar a canção do grupo Pink Floyd, Comfortably Numb.

O caso do procedimento da polícia já foi assaz ventilado em dois outros posts a esse propósito publicados no Blog do Leão Pelado. Trata-se dum assunto entre os inumeráveis que, infelizmente, continuam tanto ou mesmo mais actuais do que à data da sua publicação!

Fazem um desmesurado escabeche com armas novas, como se se tratasse duma decisão acertadíssima e fundamental. Para quê? Fazem dividir as opiniões em discussões improdutivas. Por quê? Para esbanjarem o nosso dinheiro sem críticas apontadas? Será que a polícia vai para a guerra e tem necessidade de ter armas mais eficientes para matar mais cidadãos? Não podem usar armas antigas por isso não lhes permitir de matar tão eficientemente como com as modernas? Não pode a polícia usar armas muito mais eficientes para as suas funções e que não matem? Será a função da polícia a de assassinar os infractores ou criminosos? Mandem os juízes para casa, despejem-se as prisões e levem-se os presos ao matadouro. Vai para a guerra, a polícia? Provavelmente, porque para missões internacionais bastaria comprar apenas um pequeno número de armas. As missões em que alinham não são tantas nem tão participadas. Ou não? Tentemos responder a todas estas perguntas e a tantas outras afins, como por exemplo: porque se ouviram tantas discussões sobre os atrasos acumulados na entrega dessas armas? Conseguiram fazer a multidão crer que o importante estava aí e não em quem seriam os responsáveis da situação actual.

Não haveria onde ter gasto esse dinheiro em obras realmente importantes, necessárias e inteligentemente escolhidas em lugar de o esbanjar de modo tão crasso e estúpido? Haveria, certamente. Comprar armas para a polícia, eficientes mas que não matem, seria uma. Ou será matar, a função da polícia? Outra aplicação do dinheiro poderia ser a realização da mais premente necessidade de todas as nossas polícias, uma educação cívica e de procedimento profissional, não apenas em falar a jornalistas. Pois, dizem-nos que isso existe, mas se assim é os resultados afirmam que aquilo que se faz resulta em ir de mal a pior. O problema permanece tal e qual como exposto no post mencionado.

Problemas deste género necessitam de muito tempo para se desenvolverem: o mal já vem de longe. As forças policiais têm sido desprezadas pela corrupção política. Agora, como pode servir para ganhar votos, a gravidade e a responsabilidade são camufladas, tentam enganar-nos de todos os modos ao seu alcance, não excluindo o marketing político, o logro, a mentira, a falsidade a malvadez e todas as qualidades que encontramos na podridão da gentalha política em geral. A não esquecer que se assim é, é porque a população outorga a essa gentalha o direito de fazer o que lhe apetecer. Não se pode reclamar quando se abdica do direito de exigir o controlo estrito dos bandos dos malditos.

6 comentários:

Jorge Borges disse...

É lamentável que assim seja ainda, até porque as polícias já tiveram mais do que tempo suficiente para receberem um formação cívica adequada aos tempos que correm. O que se passará? Continuarão a dar-lhes uma pacotilha de ensino desactualizada? Ou nem sequer isso?

Um abraço das alternativas

Anónimo disse...

Policia?Isso é nome de algum filme de ficção?Sim porque nos dias que correm é ficção esperar por esses ditos defensores da segurança pública.Agora se fôr prá caça à multa sim senhor, aí já sei o que é o termo policia.Vão trabalhar vadios, justifiquem o salário que recebem.Deixem de se armar em rambos e afins e cumpram os deveres para os quais foram contratados.

Mentiroso disse...

Caro Anónimo,
É verdade que o modo da polícia proceder corresponde bem à descrição. Só que não nos devemos esquecer que se limitam a proceder consoante o que lhes ensinaram e como, obedecendo estritamente às ordens que recebem bandalhos dos seus superiores, esses chefiados pela máfia oligárquica política, canalha e corrupta. se as pessoas aceitam é por incapacidade intelectual provada em ainda não terem compreendido que mais polícias na rua não resolvem o problema, encobrem-no, camuflam-no.

Mentiroso disse...

Caro Jorge Borges,
A polícia tem muitos treinos. o problema é estes serem deesadequados, irrelevantes e completamente inúteis. O comportamento dos agentes revela-nos a realidade e não a banha da cobra do aldrabão de meia tigela do ministro do interior.

São disse...

O texto acima não se3 pode comentar?
É que me agrdadou, tal como este.
Feliz fim de semana.

Jorge Borges disse...

Caríssimo amigo Mentiroso,

Estou inteiramente de acordo contigo! O que a (mal) organizada propaganda do Estado gostaria de fazer passar como mensagem é que em Portugal vivemos no melhor dos mundos possível, ou seja: a polícia é do melhor que há, a criminalidade está absolutamente bem controlada, os meios correspondem integralmente às necessidades do sector, a organização do policiamento é soberba, inclusivamente, e, apenas para dar um pequeno exemplo da acção policial mais comum, o/a polícia de rua dispõem de tempo para ajudar toda e qualquer idosa/o para atravessar a rua, mandando parar o trânsito com o seu apito regimental!
Também é muito comentado, nos meios sociais que frequenta, o virtuosismo do ministro da Administração Interna a tocar apito, melhor do que o piano...

Um abraço irónico-musical