quinta-feira, 5 de junho de 2008

A FOSSA



Portugal está a viver acimas das suas possibilidades, a verdade tem que ser dita.
E quem o diz é a OCDE, que prevê ainda um maior empobrecimento do país com as poupanças das famílias a baixarem pelo quarto ano consecutivo e com a escalada do desemprego que irá atingir os 8%.

Segundo a mesma fonte, o país continuará a viver acima das possibilidades nos próximos anos, sendo o segundo país da OCDE, a seguir à Grécia, com o maior défice externo, ou seja, Portugal consome mais do que produz.

Este ano o consumo cresce apenas 1,4%, estancado pelas altas taxas de juro e com a dívida das famílias portuguesas à banca a ultrapassar os 30% do rendimento anual.
O contributo do comércio externo para o crescimento da economia será negativo, já que as importações tenderão a crescer em relação às exportações.
Em suma, o crescimento da economia portuguesa deverá cifrar-se em 1,6%, muito abaixo das previsões de Dezembro do ano transacto e abaixo da Zona Euro, sendo que a tendência será a de continuar a divergir da Europa no futuro.

Concluindo, nos próximos anos não se auguram melhoras auspiciosas para os portugueses e, ao contrário do que alguns criadores de marketing nos querem fazer crer, a tendência será a da agudização do fosso que nos separa da Europa.
Neste momento poderá até afirmar-se que vivemos no país da FOSSA. Para além do fosso externo, temos que lidar também com o fosso interno, ou seja, aquele que separa os ricos dos pobres, que é, como se sabe, também o maior da Europa.

1 comentário:

Jorge Borges disse...

Esta fossa é já tão funda que deixou de cheirar mal, por continuar a ser escavada, renovada, mais e mais ainda.
Admira-me o ar feliz dos prósperos portugueses que se afundam, juntos, na mesma fossa.
Força da ignorância em que o poder e os media, juntos, colaboram para manter o povo alienado. Então não é que temos uma Selecção, agora, para distrair um bocadinho? Mesmo que esta mergulhe na mesma fossa, o que, a acontecer, teria a sua ironia feroz...

Um abraço